Madeiras de pinho e de faia, cordão de seda artificial, aplicações de liga metálica e de plástico, contraplacado, ferro, plástico, folha de ouro, tinta acrílica, verniz acrílico
Dimensões variáveis (Barco: 124 x 143 x 347 cm | Redes: 550 x 550 cm; 355 x 355 cm)
Conheço (...) os areais e o largo rio, onde dois ou três barcos da Afurada pescam a tainha.
O homem atira a rede, e a mulher, num gesto rítmico, bate com o bicheiro na água para assustar os peixes, que se vão lançar na malha. Raul Brandão, Foz do Douro. No âmbito do Festival do Norte, a artista Joana Vasconcelos realizou o projeto artístico «Rede»; intervenção no andor de São Pedro, peça icónica da procissão de São Pedro, na Afurada.
Irradiando a partir do barco que carrega a figura de São Pedro, apresenta-se uma longa rede dourada - símbolo da riqueza da Foz que dá sustento aos habitantes da Afurada -, decorada com a iconografia de São Pedro, apóstolo que Jesus nomeou pescador de homens. Esta malha dourada, executada por pescadores da Afurada, de acordo com as técnicas que tecem as redes de pesca usadas na Foz do Douro, abre-se e estende-se, cobrindo os pescadores que carregam o andor durante a longa procissão: proteção celestial dourada que envolve os carregadores do andor, escudando-os da má fortuna e das intempéries que atormentam a vida de quem vive do mar.
Esta peça, por ser valiosa, deve ser salvaguardada, o que leva a que seja exibida no CIPA apenas em ocasiões solenes.
fonte: in JOANA VASCONCELOS