Esta exposição tem como mote a invasão do plástico nos oceanos e surgiu através da colaboração entre o Parque Biológico de Gaia e cinco escolas do ensino básico do Município de Vila Nova de Gaia.
Este projeto educativo arrancou com a interpretação do “Monstro do Mar” durante o ano letivo 2017/2018, sensibilizando a comunidade educativa para o problema da existência de demasiado plástico no mar e divulgação de boas práticas.
Em 2019 a colaboração estendeu-se às escolas EB1 Afurada de Baixo, EB1 Afurada de Cima, EB1 Chouselas, EB1 Fernando Guedes e EB1 S. Paio que, após ação de sensibilização, foram convidadas a decorar cinco esculturas de animais marinhos que sofrem diretamente com esta problemática.
A decoração foi executada com a reutilização de embalagens plásticas, provenientes de recolhas das escolas.
A exposição destes trabalhos num Centro Interpretativo inspirado no mar, nas artes da pesca e na comunidade piscatória, conclui um ciclo relevante, uma vez que são também os próprios pescadores vítimas da poluição marinha.
Estima-se que em 2050 existirá mais plástico do que peixes nos oceanos, tornando-se uma das grandes ameaças à diversidade da vida no mar.

Esta exposição encerrou em 24 de outubro de 2019.

 

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia



Centro Interpretativo do Património da Afurada

Rua António dos Santos, n.º 10, São Pedro da Afurada

4400-365 Vila Nova de Gaia

Contactos

Parque Biológico de Gaia

R. Cunha, 4430-812 Avintes, Vila Nova de Gaia, Portugal

© 2018 Municipio de Gaia. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Municipio de Gaia

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia