No Dia do Animal, em 4 de outubro de 2019, decorreram diversas iniciativas, com destaque para as atividades de libertação de fauna.
No Parque da Ponte Maria Pia - Fitness Park, ao início da tarde, diante de numerosas crianças, foi libertado um peneireiro reabilitado no Centro de Recuperação existente no Parque Biológico, pelas mãos de Valentim Miranda, Vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, não sem antes todos os presentes escutarem atentamente pela voz de Sara Loio, médica veterinária, diversas informações importantes sobre aquilo a que estavam a assistir.
Os peneireiros pertencem ao grupo dos falcões da fauna lusitana e alimentam-se de pequenos ratos. O nome peculiar liga-se ao hábito que possuem de "peneirar", palavra que especifica os momentos em que ficam a bater as asas sem saírem do sítio, a aguardar o instante certo em que podem descer e ter êxito na captura de alimento.
O mesmo ocorreu junto do Centro Interpretativo do Património da Afurada, bem como no Parque da Lavandeira, com uma águia-de-asa-redonda, e no Parque Biológico, de manhã, com pintarroxos e pintassilgos.
Dia 4 de outubro é também o dia da festa de São Francisco de Assis, um conhecido amante da natureza e padroeiro dos animais e do meio ambiente. Esta iniciativa terá começado em Florença, Itália em 1931, numa convenção.
Nesta data celebra-se igualmente o Dia do Médico Veterinário, distinguindo os profissionais de saúde que ajudam os animais a viver com melhor qualidade de vida.