O projeto Polinizadores de Portugal completou o seu primeiro ano de vida e há muito para celebrar.
Os resultados estão a ser extraordinários e, apesar de haver diferenças na cobertura do território nacional, existem já imensos dados para todo o país, quer no continente quer nas ilhas.
Foram já mais de 2 mil os observadores que realizaram mais de 40 mil registos. Em 2021 contam-se já mais de 12 mil registos, um número que cresce a cada dia.
Para celebrar o seu primeiro ano de vida, o projeto Polinizadores de Portugal lançou a 2.ª Campanha Polinizadores de Portugal, que teve lugar entre os dias 15 e 23 de maio de 2021. Mas os registos continuam.
Este projeto apela à sua divulgação para conseguir chegar ainda a mais participantes e melhorar a cobertura nacional.
O arranque do projeto de ciência-cidadã, lançado pelo CIBIO-InBIO e pelo Município de Gaia através do Parque Biológico, junta várias centenas de cidadãos e de cientistas no estudo dos polinizadores do nosso país. Sónia Ferreira (investigadora no CIBIO-InBIO) salientou: "Convido desde já a produzirem e colocarem também conteúdos que permitam tornar os polinizadores e a sua imensa diversidade o assunto do mês de maio".
A recolha de dados continua em força. Junte-se a este projeto através do registo fotográfico dos exemplares que aparecem nas flores à sua volta.
Se ainda não o fez, registe-se na plataforma de ciência-cidadã BioDiversity4All e submeta os seus registos fotográficos!
Ajude-nos a conhecer melhor os Polinizadores de Portugal: quem são, onde estão e em que períodos do ano auxiliam a polinização. Os Polinizadores de Portugal têm página nas redes sociais da internet e encontra-se descrito no site do CIBIO-InBIO.