Depois de recuperada, uma tarambola-cinzenta foi devolvida em 12 de março ao seu habitat natural.
Esta ave selvagem debilitada foi encontrada por um cidadão numa praia perto do estuário do Douro em 29 de fevereiro de 2024. Transportada para o Centro de Recuperação de Fauna do Parque Biológico de Gaia, recebeu ali os devidos cuidados veterinários. Como a tarambola estava muito magra e desidratada, recebeu o tratamento necessário para estabilizar clinicamente. Depois de recuperar e estar pronta para voltar à natureza na Reserva Natural Local do Estuário do Douro, foi-lhe aplicada uma anilha normalizada, regressando rapidamente ao seu habitat natural. Essa anilha equivale a um “cartão de cidadão” no horizonte ornitológico mundial.
A tarambola-cinzenta (Pluvialis squatarola) é uma ave que vive principalmente em estuários. Alimenta-se principalmente em áreas húmidas do litoral, ingerindo poliquetas marinhas, moluscos e crustáceos durante o inverno.
Esta espécie é mais comum nas regiões árticas e só se reproduz no extremo Norte da Rússia. Contudo, passa o inverno em lugares como a Europa Ocidental, o Mediterrâneo e algumas regiões africanas.